O que é vistoria cautelar de vizinhança?

Entenda o que é e como funciona a vistoria cautelar de vizinhança

VISTORIADÚVIDASENGENHARIA DIAGNÓSTICA

Julia Pereira Carlos

11/5/20242 min read

aerial photography of dump trucks
aerial photography of dump trucks

A vistoria cautelar de vizinhança, uma prática essencial na construção civil, tem o objetivo de documentar e proteger os imóveis próximos a uma obra contra possíveis impactos gerados pelo processo construtivo. Realizar essa vistoria antes do início de uma construção ou reforma é uma ação preventiva que ajuda a assegurar tanto a construtora quanto os proprietários dos imóveis vizinhos.

Basicamente, essa vistoria é uma inspeção técnica detalhada feita em imóveis ao redor da área onde ocorrerá a obra. Durante o processo nossa equipe visita e inspeciona esses imóveis, registrando as condições estruturais e possíveis anomalias já existentes por meio de relatórios e fotos. O objetivo é criar um registro confiável do estado desses imóveis antes de qualquer atividade de construção, documentando trincas, rachaduras, infiltrações e outros, para que esses problemas sejam registrados com clareza e precisão.

A importância da vistoria cautelar de vizinhança vai muito além da simples formalidade; ela promove a transparência entre a construtora e os vizinhos, protegendo todas as partes envolvidas. Primeiramente, a vistoria evita conflitos e litígios, uma vez que, com um registro completo da condição dos imóveis ao redor, é possível minimizar disputas legais, caso surjam dúvidas sobre problemas que possam ocorrer durante a obra. Além disso, o processo resguarda a construtora e os proprietários, já que, ao documentar a situação de cada imóvel, a construtora evita ser responsabilizada por danos que já existiam, enquanto os proprietários possuem uma garantia sobre o estado de seus imóveis antes da construção.

O laudo é um documento oficial. Nele está descrito cada detalhe verificado e, ao final da obra, pode ser comparado com uma nova inspeção para verificar se houve algum dano causado pela construção. Dessa forma, a vistoria cautelar de vizinhança garante que o impacto de uma obra seja minimamente invasivo e que tanto a construtora quanto os proprietários vizinhos estejam juridicamente resguardados, promovendo uma imagem positiva da empresa. Ao investir nesse procedimento, a construtora demonstra comprometimento com a ética, transparência e responsabilidade, essenciais para uma boa convivência com a comunidade ao seu redor.